PHP Code Standards: Seguindo padrões com PHP

Quer saber mais sobre como melhorar a padronização de projetos com PHP? O guia “PHP Code Standards” é uma ótima referência para o desenvolvimento dos seus projetos, seguindo uma padronização de código.

Trabalho em equipe com PHP Code Standards

O trabalho em equipe compreende que devem ser considerados os elementos padrão de codificação necessários para assegurar um elevado nível de legibilidade entre o código PHP compartilhado entre vários desenvolvedores.

Simplicidade e clareza alcançada por codificação consistente poupa a equipe de erros comuns.

Facilidade na Manutenção do código

Se você precisar revisar um trecho de código em algum momento, será fácil entender sua lógica e objetivo. Por esse motivo, toda a equipe deve ser um guia padronizado no desenvolvimento do projeto.

É comum projetos começarem sem uma padronização e em determinado momento, trechos de códigos serem refeitos, por ser mais econômico reescrever do que realizar manutenção.

Nomenclatura de Classes, funções, arquivos, tudo!

Tudo no código deve seguir uma padronização. Procure estabelecer como será o padrão de nomes das variáveis, dos métodos, das classes, dos arquivos, padrão de escrita do arquivo, UTF-8 sem BOM, métodos em português ou inglês… tudo deve ser definido antes de iniciar o projeto.

Referências

Separamos uma lista com links de referências para você estudar mais sobre PHP Code Standards.

Antes de iniciar um projeto usando algum framework open-source, pesquise se ele não disponibiliza um documento de code standards. Frameworks e plataformas como CodeIgniter, Zend, Magento e WordPress tem os próprios guias de estilo.

Download PHP Code Standards PDF

No PDF para download você terá um guia para escrever um código organizado, bem estruturado e documentado. Melhorando visibilidade e facilitando futuras manutenções e implementações.

Download PDF

Dúvidas? Deixe um comentário!

 

Seu comentário é muito importante! Conte pra gente o que você achou desse conteúdo.