Qual a diferença entre include, include_once, require e require_once?

Está procurando sobre a diferença entre include, include_once, require e require_once? Então, você está no lugar certo. Neste artigo vou falar um pouco sobre qual é a diferença entre essas funções. Se ao concluir a leitura você ficar com qualquer dúvida, deixe um comentário no final do artigo para ajudarmos.

Qual a função de include, include_once, require e require_once

As funções include, include_once, require e require_once são extremamente importantes no PHP, e talvez sejam as mais usadas no desenvolvimento de uma aplicação ou sites com PHP.

Quando é necessário fazer a inclusão de arquivos, seja para montagem de um template ou carregar variáveis de configuração, você deverá usar as funções include, include_once, require e require_once.

E qual é a função de cada uma?

Tá, e como usar cada uma dessas funções no PHP. Isso depende do que você espera, pois a funcionalidade é a mesma, mas o resultado de cada uma pode ser diferente.

  • include: “Include” irá adicionar o arquivo especificado na execução do script, e caso não seja encontrado, irá retornar um erro do tipo “warning” com mensagem de “arquivo não encontrado”.
  • include_once: A mesma função do “include” simples, mas não irá incluir o arquivo novamente, caso já tenha sido adicionado anteriormente na execução.
  • require: Basicamente irá realizar a mesma função que os includes, mas como o próprio nome descreve, o script requer o arquivo para continuar a execução. Sem esse “require”, o script será parado de executar e retornará um “fatal error”, ou seja, irá parar de executar o script.
  • require_once: Mesma funcionalidade do “require”, mas com o “once” junto, só irá incluir o arquivo se não houver uma chamada anterior do mesmo.

Essas funções podem ser usadas tanto com aspas ou parênteses, escolha uma das formas e use a mesma até o fim do projeto.

<?php include 'path/to/include.php'; ?>

ou

<?php include('path/to/include.php'); ?>

No caso do uso em uma condição (if), será necessário usar os parênteses.

A principal diferença do uso _once é garantir que não tenha um erro durante a execução do script, caso já tenha incluído o mesmo dentro do projeto.

Seu comentário é muito importante! Conte pra gente o que você achou desse conteúdo.