Frameworks PHP

Hoje o PHP tem diversos frameworks que auxiliam no desenvolvimento de projetos WEB. Os mais conhecidos serão listados abaixo. Dentro de alguns dias vamos estar detalhando o funcionamento e indicando matérias para auxiliar no estudo desses frameworks.

Codeigniter:

CodeIgniter é um Framework de Desenvolvimento de Aplicações – um kit de ferramentas – para as pessoas que constroem sites usando PHP. Seu objetivo é dar a você a possibilidade de desenvolver projetos muitos mais rapidamente do que você podia se estivesse escrevendo o código do zero, provendo de um rico conjunto de bibliotecas para tarefas comuns, com uma interface e estrutura lógica simples de acessos àquelas bibliotecas. Code Igniter permite que você mantenha o foco em seu projeto minimizando a quantidade de código necessário para uma dada tarefa.

CakePHP:

CakePHP é um framework escrito em PHP que tem como principais objetivos oferecer uma estrutura que possibilite aos programadores de PHP de todos os níveis desenvolverem aplicações robustas rapidamente, sem perder flexibilidade.

O CakePHP utiliza padrões de projeto conhecidos, tais como ActiveRecord, Association Data Mapping, Front Controller e MVC (Model-View-Controller).

Kohanna:

Kohana é um framework para aplicações web de código aberto, escrito em PHP 5 que adota o padrão MVC. Tem por objetivo ser seguro, leve e fácil de aprender e usar. Ele suporta apenas a versão 5 ou superior do PHP, a fim de fazer pleno uso das melhorias da orientação a objetos dessa versão.

Symfony:

Symfony é um framework web escrito em PHP que segue o paradigma MVC (model-view-controller). Disponível sob a Licença MIT, Symfony é um Software livre.

Yii:

Yii é um framework de alta performance em PHP que utiliza componentes para o desenvolvimento de pequenas/médias/grandes aplicações Web. Permite máxima reutilização de códigos na programação Web e pode acelerar significativamente o processo de desenvolvimento.

Zend:

Zend Framework é um framework para aplicações Web de código aberto, orientado a objetos, implementado em PHP 5 e licenciado como New BSD License. Zend Framework—freqüentemente referido como ZF—é desenvolvido com o objetivo de simplificar o desenvolvimento web enquanto promove as melhores práticas na comunidade de desenvolvedores PHP.

No link http://www.phpframeworks.com/ existe uma tabela de comparação entre os frameworks citados acima, assim como outros que são menos conhecidos. Não há como dizer qual deles é o melhor framework. O desenvolvedor deve escolher qual ele consegue se adaptar e melhor adequar à necessidade.

Seu comentário é muito importante! Conte pra gente o que você achou desse conteúdo.