Cedo ou tarde todo programador vai ter que validar formulário em PHP. Existem algumas práticas que tornam essa tarefa mais simples.
O ideal é sempre você utilizar algum framework que possa prover segurança na validação dos dados. Caso você esteja programando um script diretamente, segue 3 dicas de como validar com eficiência um formulário em PHP.
Validando o POST
Uma prática muito comum é acessar diretamente um índice de $_POST sem validar sua existência. Em alguns ambiente, isso pode funcionar sem problemas. Mas, caso não esteja configurado corretamente, pode apresentar erros que deixem o sistema inoperante.
<?php // prática não recomendada; $nome = $_POST['nome'];
Validar formulário com função isset()
A função isset do PHP serve exatamente para validar se existe o índice no $_POST. Veja um exemplo abaixo de como utilizar a função.
<?php if(isset($_POST['nome'])) $nome = $_POST['nome'];
Dessa maneira, primeiro você irá verificar a existência do índice no array $_POST, para depois associar na variável.
filter_var
Com a função filter_var do PHP é possível fazer uma validação de dados. Esse tipo de validação é importante, caso queira que o $_POST receba um e-mail, por exemplo. Veja o exemplo abaixo:
<?php if(filter_var('[email protected]', FILTER_VALIDATE_EMAIL)) echo "É um e-mail válido!"; else echo "Ops! Não é um e-mail válido.";
Tem alguma outra dúvida? Deixe um comentário abaixo!
Seu comentário é muito importante! Conte pra gente o que você achou desse conteúdo.